UNICAMP ADOTA COTAS PARA AUMENTAR NÚMERO DE ALUNOS NEGROS NA GRADUAÇÃO

Por :REGIANE OLIVEIRA / El PAÍS

Votação do Conselho Universitário.Votação do Conselho Universitário.  Imagem : Antoninho Perri  (UNICAMP)

Em uma decisão histórica, a Universidade de Campinas (Unicamp) aprovou nesta terça-feira (30) a adoção do sistema de cotas étnico-raciais para ingresso nos cursos de graduação da instituição a partir de 2019. A decisão está em linha com uma demanda antiga dos movimentos sociais, e tem como objetivo ampliar a presença de alunos pretos e pardos ou indígenas. A ideia é ajudar a reduzir o gap social que ainda existe como herança da escravidão no Brasil.

A meta inicial da instituição é chegar a uma participação de 37,5% de alunos não brancos. Em 2017, 69,9% dos matriculados na Unicamp se declararam brancos, 21,8% negros e pardos, e 0,2% indígenas.

“Demos um passo importante com a aprovação do princípio das cotas étnico-raciais. Agora, vamos discutir com profundidade e serenidade o modelo para implementá-las. Nosso esforço será no sentido de fazer com que a sociedade esteja representada na Universidade”, afirmou Marcelo Knobel, reitor da instituição, no Jornal da Unicamp.

Desde a introdução de cursos noturnos, nos anos 1990, a Unicamp vem promovendo ações para aproximar a universidade das demandas sociais. Em 2004, a instituição lançou o Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (Paais), cuja meta era estimular o ingresso de estudantes da rede pública na Unicamp. Em 2011, foi colocado em prática o Programa de Formação interdisciplinar Superior (ProFIS), que concede bônus nas notas das duas fases do vestibular para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas e também aos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Como reflexo desses programas, a Unicamp registrou, em 2017, a marca de 50,3% de alunos matriculados oriundos de escolas públicas. No ano anterior, esse grupo representou 47,6% do total de matriculados.

  • Fonte e Matéria Completa:
  • brasil.elpais.com/brasil/2017/05/31/politica/1496236678_374480.html