DICIONÁRIO DA MUTRETA – ALGUÉM PRECISAVA ORGANIZAR ESSA BAGUNÇA. Por Gregorio Duvivier

Por Valentin Ferreira / Da Folha

Ilustração da coluna Gregorio Duvivier de 26/06/2017

Nunca na história deste país os termos (vocábulos) relacionados às  “mutretas” foram tão pronunciados, escritos, mostrados nas mais variadas formas. Para documentar os termos, Gregorio Duvivier, na Folha, explicitou os mais destacados.

Por Gregório Duvivier / Folha S.Paulo

Tramoia: N. Fem. Diz-se do esquema no qual você não está incluído. Distingue-se do trambique pelo profissionalismo. Etimologia: deriva da palavra “tramar” e pressupõe certo requinte.

Trambique: N. Masc. Diz-se do pequeno golpe, praticado de maneira amadora, geralmente pelos outros.

Mamata: N. Masc. Diz-se do esquema do qual usufrui-se com regularidade, e há muito tempo. A mamata, ao contrário do trambique e da tramoia, pressupõe antiguidade e frequência. Não se “comete” mamata mas se “tem” mamatas. Ex.: “Fulana não quis casar no civil porque recebe pensão do pai e não quer perder a mamata”.

Mutreta: N. Masc. Espécie de trambique geralmente praticado contra o Estado, logo eticamente perdoável. Ex.: “Alguém conhece alguma mutretinha pra pagar menos imposto?”
Propina: N. Fem. Suborno com mais de três dígitos.

Propinoduto: N. Masc. Canal de pagamento para a propina, quando esta atinge mais de seis dígitos.

Esquema: N. Masc. Tramoia do ponto de vista daquele que participa dela. Ex. “Como faço pra entrar nesse esquema?” “Desculpe, não tem como.” “Nesse caso, vou ter que denunciar essa tramoia”

Pacto: N. Masc. Tramoia quando usada para acobertar outras tramoias. “A gente precisa de um pacto nacional, com Supremo, com tudo.”

Bandalheira: N. Fem. Maracutaia sem pudor, feita de forma descarada.

Negociata: N. Fem. Diz-se da mutreta quando vintage. Para que se ocorra uma negociata é preciso que todos os negociantes estejam vestindo terno. Senão, é simples mutreta.

Falcatrua: N. Fem. Desfalque intermediário: não tão simples quanto um trambique e nem tão complexo quanto uma maracutaia.

Muamba: N. Fem. Importação que não passa pela alfândega, muitas vezes com a parceria da alfândega ou feita pela própria alfândega.

Faz-me-rir: N. Masc. Suborno de dois dígitos. “Essa multa aqui a gente resolve com um faz-me-rir”.

Guaraná: N. Masc. Suborno de um dígito. “Pode parar o carro aqui sim, é só fortalecer o guaraná do colega”

Fortalecer: Verbo. Ato ou efeito de arredondar pra cima um valor estabelecido. “É 80 mas fecha em 100 pra dar aquela fortalecida.”

Movimento: N. Masc. Diz-se de grupo dedicado exclusivamente à mutreta. Ex.: Partido do Movimento Democrático Brasileiro.