DOENÇAS DE INVERNO: CUIDADOS SIMPLES SÃO FUNDAMENTAIS PARA EVITAR EPIDEMIA

Postado por Valentin Ferreira /do Domtotal.com.br

Alergias, resfriados e infecções respiratórias, como pneumonia, bronquite e rinite, são as doenças mais comuns no inverno.

É possível diminuir as chances de ser acometido por um destes problemas com simples cuidados.

Alergias, resfriados e infecções respiratórias, como pneumonia, bronquite e rinite, são as doenças mais comuns no inverno. (Divulgação)

Alergias, resfriados e infecções respiratórias, como pneumonia, bronquite e rinite, são as doenças mais comuns no inverno. Segundo a clínica-geral do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Ligia Brito, o motivo desse aumento é a queda nas temperaturas, aliado à baixa umidade do ar. No entanto, é possível diminuir as chances de ser acometido por um destes problemas com simples cuidados.

“É fundamental a hidratação do corpo e das mucosas nasais com soro fisiológico e a limpeza das mãos com álcool gel, água e sabão depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes de comer e de tocar os olhos, boca e nariz”, alerta a especialista

De acordo com Ligia Brito, lugares fechados e com grande quantidade de pessoas, como shoppings centers, supermercados e transportes públicos, são muitas vezes os grandes vilões para a saúde. Isso porque esses locais facilitam a transmissão de doenças respiratórias, como a gripe, podendo se agravar quando o indivíduo está com baixa imunidade com chances reais de desenvolver uma pneumonia.

Ao considerado grupo de risco – crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas -, a médica aconselha ainda mais atenção para contaminação em casos de gripe e resfriado. “Além dos cuidados diários, também é preciso realizar a imunização contra a gripe e pneumonia, que no Brasil ainda é a maior causa de óbitos entre os idosos”, reforça a clínica-geral.

Outra sugestão da médica é o consumo de frutas, vegetais e legumes ricos em vitamina C, que melhoram a imunidade deixando o organismo mais apto para combater as bactérias e vírus do inverno.