EU NÃO SEI SE…SÓ SEI QUE…E A GENTE ACEITA “NUMA BOA”?

Por Valentin Ferreira

Imagem relacionada

EU NÃO SEI SE… SÓ SEI QUE… E A GENTE ACEITA “NUMA BOA”?

Por Valentin Ferreira

 

Eu não sei o nome que se dá ao sistema político em que vivemos. Só sei que ele é injusto e criminoso, pois permite que os ricos fiquem cada vez mais ricos e imunes à justiça, e um montão de pobres cada vez mais pobres e, ao menor deslize, cadeia neles!

Eu não sei por que permitem que os meios de comunicação concedidos pelo Estado, como Rádios e TVs, façam o que fazem. Só sei que os grandes meios de comunicação recebem dinheiro dos ricos, aos quais servem, enquanto subliminarmente tentam convencer os pobres de que o mundo é assim mesmo.

Não tenho como verdade que os negros foram integralmente libertados. Só sei que ainda sofrem discriminação até por tentar ter, minimamente, uma vida digna igual aos brancos.

Eu não sei em quantas partes se divide a miséria do mundo, só sei que minha omissão na luta por justiça permite que a cada dia milhares de crianças sintam dor de estomago por fome. Outras, em seguidas noites vão dormir sem ter ingerido o mínimo necessário. E muitas outras morrerão literalmente de fome. Por esses “assassinatos”, quantos pecados pesam sobre nossos ombros?

Não sei quantas foram as vezes que  me omiti diante de situações que me recomendavam tomar posição em favor dos mais fracos. Só sei que tanto eu como  possivelmente você – por conta de nossas incontáveis  omissões – escancaramos as portas para o livre avanço da injustiça.

Incapaz de medir o real poder dos poderosos, sei  no entanto que todas as vezes em que os sem-poder se juntaram, e enfrentaram os que os exploravam, conseguiram avançar e conquistar o mesmo respeito e dignidade que os tais lhes tinham tomado.

E não sei o quanto a corrupção rouba dos cofres públicos e o quanto isso falta à Saúde, Educação, Segurança. Só sei que o voto, aquele que elegeu o corrupto, saiu de alguém que tem título de eleitor e diz abominar a corrupção.

Não sei se é verdade que a maioria é contra a corrupção. Só sei que muitos dos que se dizem contra, se tiverem a oportunidade, rasgam sua fantasia de honestos e prontamente vestem a de corruptos. Sem piscar.

Eu não sei por quais meios as pessoas se informam. Só sei que é fácil identificar. O mal informado, normalmente, repete de boca cheia as ideias e pensamentos daqueles que o exploram, ou que exploram a maioria. Ou você acha que os grandes meios de comunicação, como TVs, Rádios, Revistas, Jornais, estão aí para fazer a defesa dos interesses de pessoas simples e trabalhadoras, como você?