QUAIS OS CELULARES QUE MAIS EMITEM RADIAÇÃO, E O QUE VOCÊ PODE FAZER?

Postado por Valentin Ferreira

Site da Comissão Federal de Comunicação dos Estados Unidos lista quais são os celulares que mais emitem radiação / Getty Images

Por BBC Brasil

As dúvidas sobre os possíveis efeitos cancerígenos causados pelas ondas de radiofrequência emitidas por celulares geram debate, e o tema muitas vezes levanta mais perguntas do que respostas.

Até que ponto essas ondas são perigosas? Corremos o risco de desenvolver tumores por usar o celular constantemente? O que devemos fazer para evitar isso? Cientistas estudam esse fenômeno há anos e publicaram estudos que até agora não parecem chegar a uma conclusão.

O que sabemos é que as ondas de radiofrequência são uma forma de radiação não ionizante, menos potente do que a radiação ionizante, que se desprende dos raios X ou ultravioleta. Essa última é capaz de quebrar ligações químicas no nosso DNA.

A Sociedade Americana Contra o Câncer (ACS, sigla em inglês) explica em seu site que “a preocupação é se os smartphones poderiam aumentar o risco de desenvolverem-se tumores no cérebro ou na região da cabeça e pescoço”.

Matéria completa: Aqui