3 DICAS PARA LER COM ATENÇÃO PLENA, SEGUNDO ESTE PROFESSOR

Postado por Valentin Ferreira                                                              FOTO: COREY BLAZ /CREATIVE COMMONS

Técnicas de mindfulness, usadas no tratamento e na prevenção de doenças, também podem ser aplicadas à leitura

O estado de total atenção sobre aquilo que acontece na mente e no corpo é conhecido como mindfulness, e pode ser traduzido para o português pela expressão atenção plena.

Cursos e programas de mindfulness e meditação têm sido usados inclusive como tratamento médico e promoção de saúde. As técnicas ensinadas ajudam a incorporar esse estado mental ao dia a dia: no trabalho, nas relações interpessoais e em outras atividades.

A leitura é uma das atividades prejudicadas pelo estilo de vida cheio de tarefas simultâneas e conectividade que levamos hoje. “O grande desafio é que hoje em dia nosso processo de atenção tem muitas interrupções. Isso se aplica à leitura também”, disse o professor da Universidade Federal de São Paulo e especialista Marcelo Demarzo, ao Nexo.

1- ESTAR CONSCIENTE DE QUANDO A MENTE DIVAGOU, PODENDO DECIDIR VOLTAR PARA A LEITURA “Muitas vezes a mente viaja e, quando a gente não está consciente disso, entra na viagem e não volta mais.”

2- PERCEBER A SI MESMO DURANTE A LEITURA “Algumas leituras vão me levar a estados de ansiedade, de tristeza, de alegria. Aproveito para perceber o que a leitura provoca em mim, para prestar atenção na leitura mas também em como eu me relaciono com ela.”

3- PRESTAR ATENÇÃO NO CONTATO COM O LIVRO “Usar o livro de papel ou dispositivo em que estiver lendo como âncora de atenção. Quando mudo de página eu posso prestar atenção nas sensações do contato. Isso me traz para aquele momento e dificulta a mente que divaga ou as interrupções.”

FONTE::Nexojornal.