BRASIL É UM DOS TRÊS PAÍSES DO MUNDO, ONDE A CONFIANÇA NA MÍDIA MAIS CAIU

Postado por Valentin Ferreira

O APRESENTADOR DO JORNAL NACIONAL, WILLIAM BONNER. FOTO: REPRODUÇÃO

Do Portal Imprensa / Via Cynara  Cibele

O estudo global Edelman Trust Barometer 2018, divulgado ontem, dia 28, pela Edelman apontou pela primeira vez que a mídia é a instituição menos confiável ao redor do mundo. O resultado apontou que em 22 dos 28 países, ela se encontra no território da desconfiança.

O Brasil está entre as nações que registraram as maiores quedas, ao lado da Índia e dos Estados Unidos. A confiança na mídia nos três países caiu cinco pontos e chegou a 43%. A redução da confiança nas plataformas digitais (mecanismos de busca e redes sociais) está entre as responsáveis pelo cenário e entre os brasileiros também caiu cinco pontos, chegando a 64%.
Ao investigar com maior profundidade a Mídia, nessa edição, o Trust Barometer traz como tema central as fake news. A proliferação de notícias falsas ou distorcidas representa papel importante na queda da confiança tanto da mídia quanto nas outras instituições (governo, empresas e ONGs). Sinal disso é que 58% dos brasileiros não sabem diferenciar o que é verdade do que é mentira; 68% não sabem em quais políticos confiar e 48% não sabem em quais companhias ou marcas confiar. E mais: 75% têm medo que as fake news sejam usadas como armas.
Leia Matéria completa no Portal Imprensa