CARTAS DO PAI: “A JUSTIÇA TEM LADO, E NÃO É DO POVO!”

Postado por Valentin Ferreira
Vigília democrática em solidariedade à Lula. Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. 05.04.2018 Foto: Adonis Guerra/SMABC

Estávamos melhorando, pai. Já tínhamos filho de pedreiro virando doutor, filha de empregada virando engenheira e filhos de peões virando advogados. Faltava eles virarem juízes, desembargadores…

Por Ivan Cosena de Souza / Revista Forum

Rio de Janeiro, 10 de Abril de 2018

Pai,

Não tenho boas notícias, não. Mas eram aquelas que já esperávamos. O judiciário mais uma vez ao lado dos poderosos. Pudera, eles foram “colhidos” do lado de lá. A justiça tem lado, e não é o do povo!

A gente ficava naquela coisa de achar que por termos chegado ao poder nós éramos poderosos, mas não éramos. Estávamos plantando ainda. Nossa colheita ainda estava por vir.

O povão estava começando a entrar na faculdade, mas ainda é minoria! Ainda não está disputando vagas pra participar das decisões lá de cima. O Judiciário ainda é deles. Eles que mandam! Lá em cima a democracia ainda não chegou.

Estávamos melhorando, pai. Já tínhamos filho de pedreiro virando doutor, filha de empregada virando engenheira e filhos de peões virando advogados. Faltava eles virarem juízes, desembargadores…

Mais uma ou duas gerações o povo ia estar chegando aos cargos mais altos dos tribunais, já imaginou!?
Um judiciário democrático!?

Sua neta já tá quase virando advogada, viu!? Falta pouco! Mas ela vai precisar de muita ajuda, e este governo está fazendo de tudo pra manter o povo no seu lugar. Impedir que as pessoas possam chegar aonde se decidem as coisas. Sua neta vai estar com poucos ao lado dela, mas vai estar ao lado dos bons, dos que olham para quem realmente precisa.

Tô plantando esta semente que ainda vai render muitos frutos pra justiça do nosso Brasil.

Espero que ela tenha reforços, vou batalhar muito pra garantir isso, e eu não estou sozinho, pai!

Um beijo do seu filho,

Ivan