COMO A MÍDIA TE INFLUENCIA SEM VOCÊ PERCEBER

Postado por Valentin Ferreira

Por Regis Mesquita / Psicologia Racional

Para dominar a mente de outra pessoa ensine a valorizar o que te interessa e desvalorizar o que interessa a ela

Algumas pessoas se perguntam: porque a mídia (jornal, rádio, internet, etc) tem tanto poder se as pessoas juram que não são influenciadas por elas?

São raras as pessoas que assumem que são profundamente influenciadas pela mídia. Isto, obviamente, não é verdade. Pessoas são influenciáveis, algumas mais outras menos. Se você entender como funciona esta influência poderá se prevenir (neste texto vou focar em uma faceta desta manipulação mental).

Um exemplo: em junho de 2016, a câmara dos deputados aprovou um projeto de lei que permite que fazendeiros usem aviões para jogar agrotóxicos em suas plantações que estão em área urbana. Ou seja, se o sujeito tiver uma plantação dentro da cidade ele pode jogar veneno nas plantas usando um avião. Uma insanidade total. Uma lei completamente errada e desnecessária.

Basta imaginar o vento levando este veneno para dentro das casas. Contaminando lagos e árvores frutíferas… Uma insanidade!

Quase ninguém ficou sabendo desta lei e de sua aprovação. Os donos da mídia apoiaram discretamente esta lei. Apoiaram não tocando no assunto. Para muitas pessoas o que eles não falam NÃO EXISTE.

O que eles “falam” é o que estas pessoas prestam atenção. Quanto mais eles “falam”, mais elas prestam atenção. Mesmo que seja mentira (ou negativização da realidade), elas prestarão atenção no que for dito ou mostrado.

Vamos entender melhor: o segredo é hipervalorizar determinadas variáveis e desprezar outras (segundo o interesse de quem quer ser o dominador). É assim, por exemplo, que se forma a ciência de cada época.

“Não faz muito tempo cientistas famosos defendiam que as mães deveriam ser incentivadas a dar leite em pó para seus filhos, pois seria mais higiênico. Também evitaria a transmissão de doenças entre mãe e filho. Uma variável tornou relevante: higiene. Todo o RESTO DA REALIDADE FOI DESPREZADA.