A ORIGEM DOS TERMOS “ESQUERDA” E “DIREITA” NA POLÍTICA

Postado por Valentin Ferreira

Os termos “direita” e “esquerda” foram criados durante a Revolução Francesa (1789–1799), e referiam-se ao lugar onde políticos se sentavam no parlamento francês, os que estavam sentados à direita da cadeira do presidente parlamentar foram amplamente favoráveis ao Ancien Régime.(…)

(…)Com a Assembleia Nacional Constituinte montada para criar a nova Constituição, as camadas mais ricas não gostaram da participação das mais pobres, e preferiram não se misturar, sentando separadas, do lado direito. Por isso, o lado esquerdo foi associado à luta pelos direitos dos trabalhadores, e o direito ao conservadorismo e à elite.

Dentro dessa visão, ser de esquerda presumiria lutar pelos direitos dos trabalhadores e da população mais pobre, a promoção do bem estar coletivo e da participação popular dos movimentos sociais e minorias. Já a direita representaria uma visão mais conservadora, ligada a um comportamento tradicional, que busca manter o poder da elite e promover o bem estar individual.(…)

(…)Com o tempo, as duas expressões passaram a ser usadas em outros contextos. Hoje, por exemplo, os partidários que se colocam contra as ações do regime vigente (oposição) seriam entendidos como “de esquerda” e os defensores do governo em vigência (situação) seriam a ala “de direita”.

Para o filósofo político Noberto Bobbio , embora os dois lados realizem reformas, uma diferença seria que a esquerda busca promover a justiça social enquanto a direita trabalha pela liberdade individual. (…)

Há um consenso geral de que a esquerda inclui progressistassociais-liberaisambientalistassocial-democratasdemocrático-socialistaslibertários socialistassecularistassocialistascomunistas e anarquistas, enquanto a direita inclui neoliberaiseconómico-libertáriosconservadoresreacionáriosneoconservadoresanarcocapitalistas, monarquistasteocratas (incluindo parte dos governos islâmicos), nacionalistasfascistas  e nazistas.

Fontes e Mais Informações: .Wikipedia.Geledes.org.br