AS REDES SOCIAIS FAZEM DE NÓS UNS BABACAS?

Por Blog do Valentin                                                                 Imagem: Pixabay

No último dia 12, postei aqui matéria que reproduzi da Folha sobre o livro “Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais”. Comprei o livro e estou lendo o último argumento. Digo sempre que informações nunca são demais, e mais do que nunca para conviver neste emaranhado de fotos, vídeos, likes, memes nas Redes Sociais é preciso se vacinar, até porque as consequências nefastas desses novos instrumentos se fazem sentir.

Basta ler que aconteceu nas eleições presidenciais nos EUA e com maior força nas presidências de novembro no Brasil. 

Escrito por Jaron Lanier, uma das maiores referências do Vale do Silício, os argumentos apresentados com certa dose de radicalismo, não deixa de ser uma vacina para os que não vivem 10 minutos sem estar conectado com o mundo virtual.

Não posso deixar de recomendar aos pais com filhos adolescentes e educadores que necessitam conhecer pouco mais esse “novo mundo” para poder, com argumentos precisos” orientar e transmitir informações esclarecedoras para a garotada.

Por comodidade, aproveito a resenha produzida por além do livro para complementar com mais  informações os pontos interessantes .

“Você já pensou em desistir do Facebook, do Twitter, do Instagram e até mesmo do WhatsApp?

Se sim, Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais talvez faça você realmente seguir em frente. E se não, pode ser que Jaron Lanier faça você repensar sua opinião.

Eu sempre amei a internet e não tenho a menor intenção de deixar as redes sociais – especialmente o Instagram. Mas, depois do que vimos durante as eleições (não apenas no Brasil, como também nos Estados Unidos), fiquei bem interessada em conhecer os argumentos do livro. Afinal, sou uma mera usuária das redes sociais, enquanto Jaron Lanier é uma das maiores referências do Vale do Silício.

Um dos pontos mais abordados por Lanier é exatamente o que mais me incomoda na internet: a forma como temos nossas informações roubadas, o que permite que sejamos manipulados, até mesmo sem perceber. Segundo o autor, a publicidade ganhou uma nova dimensão com as redes sociais, transformando um simples produto em um modificador de comportamento. O perigo é que isso faz com que a internet coloque nossa autoestima e livre-arbítrio (entre outras coisas) em cheque.

Concordo? Sim. Sei que as redes sociais se transformaram em um “ambiente” em que as informações são compartilhadas sem responsabilidade e em que o ódio move mais do que qualquer outro sentimento. Mas, ao mesmo tempo, prefiro confiar em seu poder de compartilhar o que é bom e de nos conectar a pessoas que são como nós. E se, por um momento, a internet acabou com a empatia, acredito que também seja capaz de resgatá-la, como vem fazendo.

Tocando em temas delicados, como religião e políticaDez argumentos para você deletar agora suas redes sociais é uma visão um tanto radical sobre o assunto. E exatamente por isso, é uma leitura muito válida para que possamos não apenas nos blindar contra os males a que elas nos expõem, como também aprender e refletir sobre quem somos na internet. Aliás, esse foi o maior legado desta leitura para mim. Depois que terminei o livro, pensei sobre quem sou nas redes sociais e, sem falsa modéstia, gostei do que vi. E esta é a maior razão para que eu continue aqui por enquanto…”