A BRAVATA DO GENERAL E AUTO-ESTIMA DO BRASILEIRO

Postado por Blog do Valentin

Por João Ximenes Braga

O que acho mais fascinante do tuíte golpista do general nem é a repetição da ameaça de “convulsão social” como se fizesse sentido a ameaça de um golpe militar agora que os militares golpistas como ele já estão no poder. O que mais me fascina é a parte em que ele diz que o brasileiro recuperou sua auto-estima.
Onde, cara pálida? Cadê a auto-estima? O que confere auto-estima a um povo é sua cultura e sua educação, as primeiras coisas que o seu governo destruiu.
O que segura a auto-estima de um país não industrializado são suas riquezas naturais, coisas que o seu governo só fala em destruir ou vender a preço de carro do ovo.

O que garante auto-estima a uma pessoa é conquistar um olhar de respeito do outro, e o outro, o mundo, nos olha de duas formas: ou como párias ou como lambe-botas.
O que garante auto-estima é bucho cheio, e não só o próprio. Desafio qualquer cidadão “de bem” a andar pelo Centro do Rio vendo as famílias de sem-teto e manter sua auto-estima. Se conseguir, bicho, não é tua auto-estima que tá em alta, é que tu é sociopata.
Eu gostaria de ser elegante e não fazer qualquer associação à doença terminal do general. Mas tá muito difícil manter a elegância desde que determinado deputado votou pelo Golpe contra uma presidenta honesta citando o homem que enfiava ratos vivos em vaginas de mulheres vivas.
A auto-estima do brasileiro está exatamente como você, general. Exatamente.
E algo me diz que era isso mesmo que tu sempre quis, seu ressentido. Congratulações.