HUMANIDADE: A HISTÓRIA DE TODOS NÓS. Documentário

Imagem: History/YouTube

Por Valentin Ferreira

Em tempos de isolamento, quarentena e tempo de sobra em casa, a gente fica buscando algo de interessante para fazer. Filmes, programas, documentários na TV sempre tem seu horário reservado, se não todo dia, quase todos. Minhas buscas no Youtube tem rendido muita coisa boa. A última “descoberta” foi um documentário da History produzida em 2012 e apresentado em 12 capítulos. Por acaso acabei assistindo o de número 5 que tem muito a ver com o momento que estamos passando em relação à pandemia.

Aqui o link deste episódio. Abaixo, uma sinopse de todos os capítulos escrita por Bruno Souza, Lucas Hirao, Matheus Cunha, Marcos Vinicius. Aqui o link de todos os capítulos. Para os que gostam de História, vale a pena.

 O documentário Humanidade: uma história de todos nós é divido em 12 episódios apresentados pelo canal de televisão History. O primeiro episódio aborda a influência da tecnologia para o desenvolvimento da sociedade humana, focando importâncias das invenções desde o fogo até tecnologias da atualidade.
Logo no início do episódio, o narrador informa que o ser humano, comparado a outros animais, possui desvantagens físicas, como a força, a velocidade e a capacidade de percepção, além de muitas vezes, o clima hostil do nosso planeta, que não favoreceu a vida durante os períodos glaciais. Segundo essa linha de raciocínio, houve a necessidade de criar ferramentas e tecnologias para auxiliar a sobrevivência.Cada tecnologia criada gerava uma revolução no modo de vida das pessoas. Antes a sobrevivência era incerta, mas graças a descoberta do fogo, domesticação de animais e o uso de armas, a caça e a alimentação tornava-se mais eficiente. Como consequência, a humanidade não precisava dedicar grande parte do seu tempo caçando, o que possibilitou o desenvolvimento do cérebro humano. Devido a capacidade intelectual aprimorada, o homem descobriu a agricultura. Mais uma vez a tecnologia revolucionaria o modo de vida, o homem abandona o nomadismo, e passa a se planejar e organizar em sociedade.Apesar de todo esse avanço e desenvolvimento, novos problemas apareceram, despertando o sentimento de territorialismo no homem. Era questão de sobrevivência defender as próprias terras e culturas de outros grupos, surgindo conflitos e guerras. A tecnologia a partir desse ponto histórico demonstra não somente facilitar a vida para o ser humano, mas também complicar em certos pontos.A tecnologia auxilia o ser humano a viver, aumenta a qualidade de vida e a estima. Pode-se notar hoje em dia as consequências dessas descobertas de nossos ancestrais por meio de cidades, estrutura econômica e social e tecnologias que trazem maior praticidade ao dia a dia.