MINHA MÃE FOI VACINADA. PODEMOS PASSAR O DIA DAS MÃES JUNTOS?

Getty Imagens

Do UOL

O segundo Dia das Mães durante a pandemia de coronavírus chega junto com a vacina para muitas famílias. Mas, mesmo com a imunização, os médicos alertam que é necessário tomar cuidado —manter as máscaras, o distanciamento social e evitar aglomerações.

Os especialistas afirmam que as vacinas não garantem 100% de proteção e mesmo as mães vacinadas devem tomar cuidado. Eles dizem que uma nova onda de contaminação pode acontecer independente da data, mas que precauções são sempre recomendáveis —para se evitar um novo colapso no sistema de saúde, como houve após as festas de fim de ano, por exemplo, em diversos estados.

Ainda será uma comemoração restrita. A vacina protege contra formas graves e morte que, mesmo assim, podem ocorrer raramente. Dessa forma, o risco é minimizado, mas não zerado. Evaldo Stanislau, infectologista do Hospital das Clínicas de São Paulo

“Os vacinados também podem, em teoria, mesmo que assintomáticos ou com sintomas mínimos, infectar-se e transmitir a terceiros. Portanto, ainda não estamos no momento de relaxar medidas de controle”, completa Stanislau.

Matéria completa UOL NOTÍCIAS