AS CRIANÇAS SEGUEM NOSSO EXEMPLO, NÃO NOSSOS CONSELHOS

Do Pensar Contemporâneo

O papel dos pais é um dos mais complicados que podem ser desempenhados ao longo da vida, uma vez que ter um filho implica, entre outras coisas, extrema felicidade e um esforço constante pela sua educação e crescimento como pessoa. Como pai ou mãe, sua figura provavelmente será o maior ponto de referência de seu filho.

Na verdade, você perceberá que, à medida que seu filho crescer, ele tentará imitar seus comportamentos e poderá até estar ciente de seus modelos que você não sabia que tinha e nos quais, de repente, você se vê refletido. Ser pai significa ser um exemplo para que os filhos tenham consciência suficiente para moldar seus próprios modelos de vida.

Os anos da infância e da adolescência são decisivos

A infância e a adolescência apresentam muitos desafios para os filhos e seus pais. Isso porque são as fases em que a pessoa começa a se integrar ativamente na família, a conhecer hábitos e culturas específicas, a forjar o que podem ser seus próprios valores e princípios futuros.

Por isso, a disciplina, aliada à genética do seu filho, é muito importante. Essa educação também vem dos pais, dos amigos que a criança conhecerá mais tarde na escola, dos professores, etc. O que seu filho verá nesses círculos sociais será o que ele absorverá, por meio de exemplos a seguir.

O conselho deve ser acompanhado de ação

As crianças observam tudo, portanto, o que você diz deve ser acompanhado de uma ação representativa : se, como pai, você lhes der algum conselho , mas fizer o contrário, seu filho provavelmente prestará mais atenção ao que você faz do que ao que você diz. Haverá muitas ocasiões em que seu filho reclamará de não pregar dando o exemplo, o que também o ajudará a perceber suas fraquezas e falhas.

Desse modo, consistência é a base do que você pode ensinar a seu filho: se ele entender que o que ouve e vê é consistente, provavelmente começará a forjar sua personalidade e psicologia a partir disso e assim por diante. Seu filho o admira e o vê como seu próprio espelho no qual pode se refletir quando tiver dúvidas, daí o desafio e o esforço de um pai.

Algumas soluções para cuidar do seu filho a partir do exemplo

Já dissemos que criar um filho é uma tarefa muito complexa, ainda mais se você pensa que está sob sua atenção constante e que tudo o que você faz deve ter sua aprovação. Muito do que seu filho pode aprender virá do que você mostrar a ele , portanto, esses modelos podem ser úteis quando se trata de educá-lo:

• Em primeiro lugar, é imprescindível aproveitar o dia a dia : a saúde, as regras de bons modos à mesa, os horários escolares e os deveres de casa, etc., podem ser usados ​​para fortalecer hábitos pessoais na conduta de seus filhos.

• A comunicação é outro pilar da relação pais-filho que você pode acompanhar em suas ações diárias: qualquer gesto, expressão ou palavra o ajudará a conhecer melhor seu filho e vice-versa.

• Outro aspecto importante são as regras: devem ser claras e sempre acompanhadas de explicações coerentes . É bom para seu filho entender que uma coisa é você o amar e outra é que ele deve seguir certas regras de comportamento. Mostre-lhe afeto , mas também seriedade.

• Uma das coisas que pode acontecer ao educar com exemplos, e não apenas com conselhos, é estar errado. No entanto, não se esqueça que todos estão errados e você também tem direito a isso; seu filho precisa saber que existe uma margem de erro na vida.

Se reconhecermos nossos erros e mostrarmos seu lado positivo – aprendendo com eles – as crianças compreenderão que as experiências de vida vêm delas. Muitas vezes parece complicado, mas é tão simples quanto pedir desculpas.

Adaptado de La Mente è Meravigliosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *