PESSOAS QUE GOSTAM DE FICAR SOZINHAS: CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS

Você se considera uma pessoa que gosta de ficar sozinha? Você conhece alguém com um círculo social muito pequeno? Existem algumas características interessantes que tendem a prevalecer nesse tipo de pessoa.

Embora o ser humano seja um animal social, é muito comum encontrar pessoas que gostam da solidão e amam estar com elas mesmas.

No entanto, sentir-se confortável na solidão não é sinônimo de misantropia ou egoísmo. É até comum que quem tem prazer em ficar sozinho valorize muito a boa companhia e seja um ser humano gentil e respeitoso.

Neste artigo você conhecerá as principais características psicológicas das pessoas que gostam de ficar sozinhas e talvez você se identifique com algumas ou talvez elas possam te ajudar a valorizar mais aquele amigo ou amiga que não é muito sociável.

Características das pessoas que gostam de ficar sozinhas

Embora algumas pessoas possam se sentir inibidas quando se trata de fazer atividades sozinhas porque pensam que são julgadas ou que dão uma aparência de vulnerabilidade ou tristeza, as pessoas que gostam de sua solidão não têm medo desses estereótipos e gostam de passar tempo com elas mesmas, com seus interesses e paixões.

Algumas características desse tipo de pessoa são as seguintes.

Menino de costas com um cobertor

Melhor sozinho do que mal acompanhado…

Para começar, para essas pessoas, elas são sua melhor ou uma de suas melhores companhias. Elas tendem a ser mais seletivas sobre seus relacionamentos e são mais reservados na interação social. Isso também os torna amigos e companheiros leais, pois aqueles que conquistaram sua confiança são considerados pessoas de quem gostam tanto quanto de estarem sozinhos.

Eles podem achar difícil ser espontâneo às vezes, especialmente ao conhecer novas pessoas. No entanto, à medida que começam a se sentir confortáveis em um espaço, podem ser bons conversadores. Isso geralmente acontece porque as pessoas que gostam de ficar sozinhas costumam passar boa parte do tempo cultivando interesses e hobbies diferentes.

Além disso, na maioria dos casos, as pessoas que gostam de ficar sozinhas não têm medo de ficar solteiras. Claro, elas podem gostar de estar em um relacionamento, mas para elas é importante que cada um tenha o seu espaço.

Da mesma forma, como não costumam fazer coisas para agradar aos outros, no relacionamento com esse tipo de pessoa o respeito, a independência e a sinceridade são muito importantes.

Elas entendem que estar sozinho é diferente de se sentir sozinho

Em geral, essas pessoas não costumam ter sentimentos de solidão e entendem a diferença entre estar sozinhas e sentir-se sozinhas. Ou seja, elas sabem que ter muitos amigos ou estar cercado de muitas pessoas não garante ter alguém que vai ouvi-lo e apoiá-lo quando você realmente precisar.

Por outro lado, as pessoas que gostam de passar tempo consigo mesmas não são significativamente sensíveis à rejeição e seus sentimentos não são facilmente magoados. Elas entendem a complexidade que a convivência com outros seres humanos acarreta e a partir daí reconhecem que as outras pessoas podem passar por momentos difíceis ou que nem sempre precisam ser queridos por todos.

Pessoas que gostam de ficar sozinhas

Pessoas que gostam de ficar sozinhas: Elas se conhecem muito bem

Por fim, aqueles que gostam de ficar sozinhos costumam se conhecer de maneira honesta e profunda. Esse traço os torna muito reflexivos e têm uma consciência clara de suas ações e das consequências que podem surgir delas. Além disso, tendo menos dependências, eles tendem a ser mais assertivos.

Somado a isso, eles tendem a ser produtivos e exigentes. Eles podem administrar favoravelmente sua autoconfiança para enfrentar desafios e encontrar uma grande fonte de motivação no fato de empreender novos aprendizados ou projetos. Isso também permite que tenham estratégias de enfrentamento eficazes diante das dificuldades, visto que conhecem suas emoções, suas inseguranças e reconhecem e ponderam objetivamente suas habilidades.https://fd4a4e173725183c694f6d8a52bad49d.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Eles também tendem a ser pessoas organizadas que administram bem o tempo. Geralmente são disciplinados, ordenados e rigorosos em suas atividades. Da mesma forma, costumam estar atentos ao tempo alheio e procuram ser pontuais, além de não mudar muito a agenda.

Finalmente, as pessoas que se sentem à vontade na solidão tendem a ser mais empáticas, têm grande capacidade de ouvir com atenção, evitam fazer julgamentos de valor e podem facilmente se conectar com as emoções de outras pessoas. Esses traços os fazem tender a ser pessoas de mente aberta, respeitosas com a diferença de pontos de vista, capazes de conciliar e reconhecer seus próprios desejos e gostos.

Publicado originalmente em A mente é maravilhosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *